Páginas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Segunda revolução Industrial no Brasil


Segunda fase 1914 a1955, a fase nacionalista
A crise econômica mundial de 1929, precipitou o fim do ciclo do café. por outro lado, acelerou ainda mais o rítmo da industrialização brasileira, sobretudo a partir de 1930, quando Getúlio Vargas assumiu pela primeira
vez a presidência da República..
A crise do capitalismo mundial, iniciada em 1929, estendeu-se por alguns anos da década seguinte e provocou falência em muitos países fornecedores de manufaturados no Brasil. O fim da concorência estrangeira criou condições para aimplantação e desenvolvimento de indústrias nacionais em muitos setores novos.
A crise de 1929 desencadeou um forte êxodo rural.  Sem ocupação nas fazendas de café, multidões de trabalhadores rurais procuraram as cidades, aumentando o mercado consumidor e a oferta de mão de obra operária.
A política nacionalista dos governos de Getúlio Vargas (1930 a1945 ) e (1951 a 1954), caracterizada pela  decisiva intervação do estado na economia. Transformado em agente fomentador da industrialização, o estado brasileiro realizou pesados investimentos, graças aos quais foram implantadas uma moderna infraestrutura e inúmeras indústrias de base. Foram construídos muitos portos, além de sistemas de transportes terrestres e de geração de energia. foram fundadas grandes companhias de capital estatal, destacando-se a Companhia Vale do Rio Doce ( CVRD), em 1947, a companhia hidrlétrica de São Francisco ( Chesf), em 1951, a Petrobras, em 1953, e outras. A disponibilidade das matérias-primas produzidas por essas indústrias de base estatais estimulou a criação de diversas indústrias privadas de capital nacional. Equipadas com uma tecnologia menos sofisticada que das indústrias de bens de consumo não duráveis necessita de menos investimentos. Por isso, fpo regostrado um aumento maior do número de indústrias privadas de bens de consumo não duráveis, com tecelagem, fábricas de produtos alimentícios e de bebidas, fábricas de calçados, estabelecimento de torrefação de café etc.
O atrativo representado pelo complexo cafeeiro em São Paulo, ja referido: a mão-de-obra abundante e relativamente qualificada dos imigrantes e seus descendentes, o grande mercado consumidor, a infraestrutura disponível, os capitais acumilados etc.
O desencdeamento da Segunda Guerra Mundial, porém, foi uma barreira à importação de máquinas industriais, pois muitao países fornecedores envolveram-se no conflito. Em consequência, houve uma imediata, embora momentânea, redução do rítimo de industrialização do Brasil
 Por outro lado, a guerra acarretou um leve afrouxamento dos laços de dominação econômica da Inglaterra e dos Estados Unidos. Ocorre que, ao dificultar a importação de manufaturados desses países, a guerra estimulou a "substituição de importação ", que os estudiosos consideram o típico processo industrial brasileiro. Ou seja, a industrialização brasileira desenvolveu-se naquele momento histórico porque era preciso substituir as importaçõs de manufaturados da Inglaterra, dos Estados Unidos, da Alemanha e de outros países desenvolvidos por similares produzidos pela indústria nacional
Daí o crecimento da população industrial nos anos imediatamente  posteriores à guerra: de 6.2% durante a guerra 8,9% entre 1946 a 1950. a inauguração da CSN, em volta Redonda, em 1947 ( sua construção foi iniciada em 1941), foi fundamental para essa expansão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário