Páginas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

BLOQUEIO DE BERLIM


Após a derrota alemã na Segunda guerra Mundial, os países vencedores lhe impuseram pesadas sanções. Dentre as quas a divisão em quatro áreas , cada uma administrada  por um vencedor: estados unidos, reino Unido, França e União Soviética e duas zonas de influência: Capitalista e socialista. Berlím a capital da alemanha tamb´em dividida  e fazendo parte doo território soviético. A comunicação entre o lado Ocidental da cidade fragmentada, e as outras zonas era feita por ponte aérea e por via terrestre.
Em 1948, numa tentativa de controlar a aflição ( fome e doenças) da Alemanha Ocidental, os Três países EUA, a França e o Reino Unido se organizaram e criaram uma ponte aérea entre suas zonas de influência, para fazer valer na Alemanha Ocidental o marco alemão já então criado na Alemanha. Ocidental. O líder soviético reprovou a idéia e,  como contra ataque ,procurou reunificar Berlim sob sua influência. Desse modo, em 23 de Junho de 1948, todas as rotas terrestres foram fechadas pelas tropas soviéticas, violando ( não respeitando ) acordos da Conferência de Yalta.
contra atacando a violação soviética  os três aliados França EUA e Reino Unido reuniram-se e criaram uma ponte aérea para abastecer Berlim Ocidental com alimentos, carvão para seus aquecedores domésticas e remédios para dois milhões de berlinenses. Stalin estava dispostos não ceder, mas terminou reconhecendo a derrota de seus planos em 12 de maio de 1949.Pouco depois  Berlim foi unificada, originando assim, a República Federativa Alemã ( Alemanha ocidental) com a sua capital Bonn. do lado soviético surgiu a República Democrática alemã ou Alemanha Oriental com capital Berlim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário