Páginas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ex iugoslávia




O mapa acima se refere à região dos Balcãs, onde está localizado a Ex-Iugoslávia, e Kosovo, Independente a um tempo atrás.

RESUMO DA FRAGMENTAÇÃO DA IUGOSLÁVIA

IUGOSLÁVIA: FORMAÇÃO E CRISE
A região da ex- Iugoslávia é habitada por vários povos. Os sérvios formam o grupo mais numeroso, seguidos pelos croatas, eslovenos, macesônios, albaneses e bósnios mulçumanos, allém de dezessete minorias étnicas, sendo a mais numerosa a montenegrina. ao longo dos séculos, a região foi marcada por rivalidades étnica, culturais, religiosas, políticas e territoriais.
Os turcos invadiram essa região em 1939, ocupando principalmente os territórios que hoje correspondem à Sérvia-Montenegro e à Bósnia-Herzegovina. essa ocupação provocou a islamização, principalmente da Bósnia, que professa predominantemente a religião muçulmana.Já os territórios que atualmente correspondem à Eslovênia e à Croácia estiveram durante tempos sob a dominação da República de Veneza e dela receberam a religião católica. Os sérvios, em sua maioria, são cristãos ortodoxos
Historicamente, vários aspectos dificultaram a convivência pacífica  entre esses povos: a diversidades de religiões , os ressentimentos passados derivados de disputas territoriais.
No final da Primeira Guerra Mundial ( 1914-1918), na região da antiga Iugoslavia foi criado o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos.
Em 1929, envolto numa violenta crise parlamentar derivada de desarcordos políticos entre sérvios, croatas e montenegrinos, esse Reino passou a se chamar Reino da Iugoslávia.
Em 1941 o Reino da Iugoslávia mergulhou em uma violenta guerra civil. Três forças digladiavam: os chetniks, grupo pro-  monarquia ( apoiado pelos aliados); os ustasi, grupo pró-facista da Croácia que com o apoio da Alemanha, proclamou o estado independente da Croáciaque promoveu uma política violentade massacre contra os sérvil; e os partisans, grupo comunista e de resistência durante a guerra, liderado po Josip Broz Tito.
As tropas lideradas por Tito minaram as forças de ocupação alemã e, em 1944, os partisans praticamente já tinham assegurado a vitória, sem ajuda dos soviéticos. No início de 1945, depois da expulsão das forças alemãse do fim da monarquia do poder, o Reino da Iugosláviafoi por ele oficialmente recomposto e, no final desse ano as novas autoridade comunistas proclamaram o retorno à sua unidade política e territorial sob a denominação de Iugoslávia Democrática Federal. No ano seguinte, esta foi renomeada como República Popoular socialista Federal da Iugoslávia.
Tito implantou o socialismo na Iugoslávia e, não se alinhou à União Soviética, pois seus partisan não contaram com ajuda soviética para vencer os alemães.
Tito governou com mão de ferro. em 1980 ele morre, com seu falecimento, trouxe graves consequências
os movimentos separatistas se intenficaram. Em 1981, poe exemplo, Kosovo, província autônoma da Sérvia, exigiu mais autonomia. Nas repúblicas da Eslovênia, Croácia e Bósnia-herzegovina os movimentos nacionalístas se reorganizaram e se ampliaram.
 Na década de 80, um fato novo passou a exercer influência no caldeirão dos movimentos nacionalistas da Iugoslávia: a abertura política da Glasnost e a perestróika. O afrouxamento do controle do Estado soviético sobre as repúblicas, seguido das discussões e movimentos por maior autonomia, deu força aos movimentos  reivindicatórios iugoslávios. O questionamento do "socialismo real" na União Soviética e nos países do Leste europeu e a rejeição à estruturação política dominada pelo partido único estimularam ainda mais os ideais separatistas nas repúblicas Iugoslavia.
Em 1990 foi promulgada uma nova Constituição, que estabeleceu o pluripartidarismo atingindo profundamente as duas províncias autônomas ( Voivodina e Kossovo), pois aboliu direitos que a Constituição de 1978 lhes assegurava. A mudança constitucional serviu para o poder central ( exercido por sérvios) impedir os desejos de independência dessas duas províncias. Em 1990 também ocorreu eleições.
Kossovo chegou a proclamar-se independente em setembro de 1990, mas não pôde efetivá-la devido à rápida intervenção das forças militares e políticas iugoslavas ( sérvias). Houve prisões, processos criminais contra político de origem albanesa ( Kossovo possuia uma popoulação predominantemente albanes).
quando a Eslovênia e a Croácia, em 1990, ensaiaram sua independência, as forças federais, juntamente com parte da população Sérvia que habita essas ex repúblicas, ofereceram uma brutal resistência, levando o país a um sangrenta guerra civil que atingiu seu apogeu em 1991.
A guerra civil na Eslovênia não atingiu as proporções da Croácia. apesar das tentativas do exército federal de impedir a independência eslovena, o objetivo maior era impedir a independência da Croácia. isso se explica pelas rivalidades nacionalistas, pelos ressentimentos e ódios do passado, como, por exemplo, o massacre de sérvios e judeus quando, na Segunda Guerra Mundial, foi intalado na Croácia um governo facista, fantoche da alemanha.
A independência da Eslovênia e da Croácia foi oficializada em 25 de setembro de 1991. Mas nem tudo foi resolvido. A população sérvia que habita na croácia ~( cerca de 12% da popoulação total) não aceita plenamente a independência. Cerca de 25% do território croata ainda é controlado por sérvios,com apoio do Exército iugoslávo. estabeleceram-se aí duas regiões autônomas, que se encontram sob a proteção das forças armadas da ONU para evitar que conflitos armados continuem fazendo vítimas.
 Em fevereiro de 1992, a Bósnia realizou um plebiscito sobre a independência. Os muçulmanos bósnios ( tabém eslavos, como sérvios e croatas, não havendo, então, nesse caso questão étnica em jogo e sim problemas religiosos e históricos) e os croatas que aí vivem voltaram a favor, enquanto os sérvios que habitam na Bósnia boicotaram o plebiscito

"A GUERRA DA BARRÁRIE" : bósnia- herzegovina ( 1992-1995)
 em 1992 foi a vez da Bósnia-Herzegovina proclamar sua independência da Iugoslávia. Essa iniciativa desencadeou uma intensa guerra civil entre Bósnios ( de maioria muçulmana), croatas e sérvios, as principais etnias que habitam no país. Os bósnios e os muçulmanos reivindicavam a independência e a soberania da ex- república iuguslava; a minoria sérvia se opunham e defendia a integração do território bósnio à Sérvia. buscando atingir esse objetivo, e com ajuda do exército iugoslavo, manteve sob seu poder de 70% do território da Bósnia.

Nessa disputa imúmeras atrocidades foram  cometidas pelas partes envolvidas no conflito. Da parte das forças sérvias, além de promoverem a destruição de edifícios e das infraestruturas ( estradas, redes de comunicação, hospitais, escolas, reservatórios de água etc.) da Bósnia- Herzegovina, contaram com atividades intensas de seus franco-atiradores que, principalmente na capital de Sarajevo, não pouparam as vidas nem mesmo de crianças e idosos. Os sérvios ergueram vários campos de prisioneiros na Bósnia- herzegovina, lembrando ao mundo os campos de concentração nazistas da Segunda Guerra Mundial.

em junho de 1992, 51 países decidiram formar uma força de paz para tentar apaziguar e resolver o problema da guerra civil na Bósnia. com o apoio da ONU, Otan e da UEO ( União da Europa Ocidental), forças de paz desembarcaram na Iugoslávia e navios de guerra bloquearam o Mar Adriático para aplicar o embargo comercial contra a Sérvia e Montenegro. Nese contexto, a ONU pediu a evacuação dos sérvios, interveio nas negociações. Obteve-se, com isso, o recuo temporário das forças sérvias e, apesar de muitas dificuldades e resistência entre partes envolvidas, no final de dezembro daquele ano a Guerra da Bósnia foi interrompida por uma trégua que contou com a participação ativa do ex--presidente americano Jimmoy Carter.
durante a curta duração desse cessar fogo, as forças regulares croatas e outras formadas por milicias muçulmana-croatas foram abastecidas com armamentos e receberam treinamentos militar promovido pelos Estados Unidos. Em seguida, em 1995, com o fim da trégua de inverno, os sérvios retomaram o avanço de suas tropas.
Nesse contexto, no final de agosto e durante a primeira semana de dezembro de 1995 Sarajevo foi duramente bombardeada e, em outubro de 1995, foram iniciadas para se obter um acordo que permitisse uma interrupção das hostilidades e o cessar-fogo.
finalmente, em novembro de 1995, sob forte pressão dos Estados Unidos, os lados combatentes negociaram acordos de paz  que se chamou acordo de Dayton, ( na forçae aérea norte-americana, em Dayton, no Estado de Ohio. No m~es seguinte, foi assinado em Paris o Tratado de Paz que ficou conhecido como Tratado de Dayton.

Um comentário: