Páginas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Globalização, e as desigualdades sociais

Globalização trouxe a desigualdade social através da má distribuição de renda, na qual a maior parte fica nas mãos de poucos e poucos ficam nas mãos de muitos. Um dos motivos para isso ocorrer, é devido a facilidade de entrada de produtos de outros países no mercado nacional, o que fragiliza os produtos nacionais, que não conseguem disputar de igual para igual com os preços alcançados pelos países desenvolvidos.
Os jovens principalmente na classe de baixa renda, estão vulneráveis, pois a exclusão social os torna cada vez mais supérfluos e incapazes de ter uma vida digna. Muitos deles crescem sem ter estrutura na família devido a uma série de fatores, como: a falta de um renda familiar digna de sustentar uma família, falta de uma educação adequada, um ambiente familiar com problemas,e porque não dizer de uma educação precária .

O desenvolvimento de um país está directamente relacionado com seu investimento em educação. nesse sentido, o Brasil está entre os países com maior número de analfabeto, além de contar com um grande com um grande número de crianças entre 7 a 14 anos fora da escola e sem probabilidades de que terão terão alguma escolaridade até a idade adulta.
A situação econômica interfere negativamente na escolaridade e na qualidade de ensino. Muitas crianças matriculadas na primeira série do ensino fundamental saem da escola antes do final do ano. Outras deixam a escola para trabalhar e ajudar na renda familiar.
A situação de um subdesenvolvimento não é estranha a nós, brasileiros. Mas sendo um país industrializado, o Brasil apresenta grandes diferenças regionais, desigualdades sociais., podemos encontrar  algumas características  das grandes desigualdades sociais:
* concentração e injusta distribuição de renda.
*Dependência financeira e tecnológica . Os mercados são dominados pelas empresas transnacionais e pelo capital especulativo estrangeiro,( capital especulativo movimenta-se com rapidez por vários mercados, a procura de maiores lucros, graças ao desenvolvimento de comunicação. Os principais atractivos que esse mercado que esses mercados podem oferecer são os juros altos e segurança)
* No processo de globalização, as empresas privadas brasileiras tem deixado de exercer um papel importante, por falta de competitividade,
*Em contra partida as transnacionais não tem colaborado no desenvolvimento do país. Pelo contrário, ao procurar os países periferico em virtude de baixos salários, essas empresas somente aprofundam as questões sociais ja existentes.
Os chamados países emergentes são muito procurados para esse tipo de aplicação, que na realidade traz pouco ou nenhum benefício para as economias nacionais: não gera produção nem emprego, apenas lucro fácil para quem aplica. como esse capital pode ser transferido de uma hora para outra, ao menor sinal de insegurança do mercado, ele é retirado por seus aplica doresdores, gerando graves crises nas economias.
Capital especulativo
quando diminui a "confiança", o capital especulativo realiza movimento conhecido como "fuga de qualidade" e vai buscar investimentos mais seguros, aplicações mais seguras.
dívida externa. Os pagamentos feitos a empresas de países desenvolvidos e ao FMI comprometem boa parte da renda, que poderia ser usada em benefícios da população local.

O BRASIL NO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
A partir de 1990, o governo brasileiro ampliou o mercado para o capital estrangeiro e para as transnacionais, aumentando as importações, tal medida só trouxe prejuízo para a indústria nacional A política econômica e até mesmo a política social têm sido realizada segundo as imposições dos países centrais.
Protecionismo continuam sendo aplicados pelos países ricos., protegem seus produtos  e o mercado interno, restringindo as importações por meio de tarifas ou de cotas alfandegarias.



26 comentários:

  1. Otimo. Só que nesse texto existe alguns erros de digitação ou seja palavras repetidas no texto e isso acaba confundindo um pouco a leitura ou até mesmo a escrita.

    ResponderExcluir
  2. fiz um trabalho copiando o que tava escrito nem cheguei a ler fiquei cm 9 o professor não da dez pra ninguem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vsf odeio gente cabaça q nem vc q da ctrl c - ctrl v.

      Excluir
    2. Kkkkk aí é feio mano, você não aprende assim.

      Excluir
    3. Era pra ter tirado 0 não tem que copiar nada

      Excluir
    4. E é pra fazer oque se a resposta já tá pronta kkkkkkkkkkkkkkkkk? Eu sou lenta

      Excluir
  3. nesse textos tem vários erros mas eu fiz uma pesquisa i eu copiei na prova i eu tirei a nota da prova foi 10!😊😊🙎🙎 primeiro nois tem que ler i em tende o que nois leu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica falando q o texto tem erro
      Mais a sua resposta tem mais ainda 😣😣

      Excluir
    2. Pois é né antes da pessoa falar que está cheio de erro de digitalização ela tem que saber digitar melhor

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do texto. Simples e proveitoso. Afinal, por mais que Globalização pareça um assunto fácil, este, é um assunto bem complexo quando estudado a fundo. Não encontrei o que eu estava procurando, mas serviu como uma boa fonte de conhecimento !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério globalização e um assunto fácil ,faz dois anos e eu tô tentando entender oque é e ainda não sei isso pra mimnum e nem um bicho de sete cabeças e a raposa de 12 Caldas de Naruto KK vc é bom em!!!!!

      Excluir
  6. que assusnto legal de ser estudado pra humanidade prestar atençao

    ResponderExcluir
  7. O importante é a essência desse texto bem didático. Melhor aproveitar a leitura do que ficar reparando em pequenos erros.

    ResponderExcluir
  8. Kkkkk amanhã tem prova de recuperação tô fudido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia amigo estou curioso sobre como tomou o rumo desta avaliação recuoerativa

      Excluir
  9. Me ajudou mto a estudar para a prova. Obg, tirei 10.

    ResponderExcluir