Ocupada pela França no século XIX, os territórios do Vietnã, Laos, Camboja tornaram-se um protetorado mantido até a Segunda Guerra Mundial, quando os japoneses invadiram a península, isolando a administração francesa.
À semelhança de nações vizinhas, as forças revolucionárias nacionalístas da Indochina, no século XX, começaram a se organizar para expulsar os estrangeiros e assumir o controle político da região. Em 1927, fundou-se o Partido Nacionalista do Vietnã, que desejava a união com a China de Chiang Kai-Shek. Em 1930, Ho Chi Minh fundou o Partido Comunista, que reinvindicava a extinção do capitalismo. em 1941, os comunistas criaram o Vietminh ( Liga para a Independência do Vietnã), incentivando o movimento de resistência antifrancês e antijaponês.
Valendo-se do vazio de poder, criado com a rendição japonesa, e antecipando-se às pretensões francesas de recolonização com os grupos nacionalistas, proclamaram em 2 de setembro de 1945 a República Democrática do Vietnã, estabelecendo a capital em Hanoi, na região norte do vietnã.
Todavia a França, não pretendendo abrir mão desses mercados, criou uma república satélite em Saigon. As forças oposicionistas, recusaram as pretençoes de recolonização e os franceses bombardearam o Norte , em novembro de 1946. Logo a seguir os vietnamitas iniciaram uma guerra de guerrilha conntra a França - a chamada guerra da Indochina ( 1946-19540).
Ocorrendo em plena época de Guerra Fria, o conflito se internacionalizou em 1950, quando o Viet-minh buscou o apoio da China maoísta e a França procurou o apoio dos Estados Unidos. Porém, as hábeis táticas desenvolvidas pelo general Giap no golfo de Tonquim, acabaram provocando a derrota dos exércitos franceses em Dien Bien Phu, em 1954, o que levou Paris a propor as negociações de paz.
Na Conferência de Genebra, realizada em 21 de julho de 1954, era reconhecida a inde^pendência do Laos, do Camboja e do vietnã, dividido temporiariamente pelo paralelo 17 linha fronteiriça desmilitarizada em duas regiões: ao norte, a República Democrática do Vietnã, pró soviético; ao sul, a República do vietnã, pró - ocidental. No prazo de dois anos previa-se a realização de eleiçoes populares que deveriam ratificar um desses governos e reunificar o país. A unificação, no entanto, deu-se apenas no fim dos anos 60, com o término da Guerra do vietnã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário