Páginas

sábado, 10 de julho de 2010

ENERGIA E DESENVOLVIMENTO

FONTES DE ENERGIA
As fontes de energia são insumos para oferta de energia. em geram, dividimos as fontes de energia em: renováveis e fontes não renováveis.

As fontes tradicionais e não renováveis, como o petróleo, o carvão mineral, o gás natural e as fontes nucleares, ainda respondem por 80% da oferta mundial de energia. as fontes renováveis são opções praticamente inesgotáveis. As principais são: a biomassa, o vento, o calor natural do interior da Terra, a energia solar, a força das águas.

O petróleo, o carvão mineral e o gás natural, além de não serem renováveis em uma escala de tempo humano, levam à atmosfera o carbono que estava enterrado há milhões de anos. Os combustíveis nucleares também geram polluição na forma de resíduos prejudiciais à vida, e estes resíduos podem levar milhões de anos até se tornarem inofensivos.

O maior ou menor quantidade de energia usada em um país tem sua trajetória determinada por vários fatores, inclluindo o crescimento econômico, os comportamentos socioculturais que definem os padrões de consumo, além da tecnologia e da demografia.

Hoje cerca de dois milhões de pessoas não têm acesso à eletricidade. No Brasil, este número corresponde a quase cinco milhões de domicílios. esta população tem características sociais, econômicas e geográficas semelhantes. Pertencem a classes sociais menos favorecidas e vivem em regiões rurais isoladas, principalmente no Norte e no Nordeste do país. Levar energia elétrica às regiões mais pobres e isoladas evita o êxodo rural e possibilita o desenvolvimento econômico e a melhoria das condições de vida das pessoas.

 A QUESTÃO DO PETRÓLEO

Nos últimos 30 anos, a oferta e o consumo de energia cresceram em todo o mundo. Mas boa parte dessa energia ainda está concentrada em combustível de origem fóssil, com o carvão mineral e o petróleo. Este cenário é crítico. Além das questões ambientais, existem controvérsia sobre as projeções da duração da oferta de petróleo e seus derivados. alguns especialistas acreditam que, mesmo explorando todas as fontes de petróleo existentes, ele pode não ser suficiente para alimentar a demanda mundial por energia nas próximas décadas.

A Organização dos países exportadores do petróleo ( Opepe) domina cerca de 78% das reservas provadas no mundo, concentras geograficamente no Oriente Médio. A Organização foi criada em 1960 e agrega os seguintes países: Angola, Arábia Saldita, Argélia, emirados`´Arabes Unidos, Equador, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Katar e Venezuela. Essa geopolítica do petróleo é extremamente complexa e em muitos momentos da história foi responsável por guerras entre diferentes países. Por isso, possuir autonomia energética é uma das questões chave para o desenvolvimento de qualquer nação.

O BRASIL E O PETRÓLEO
História da produção de petróleo no Brasil
1939 descoberta a primeira acumulação brasileira de petróleo, o campo de Lobato no Recôncavo Baiano ( Ba), o qual, no entanto, foi considerado não comercial.
Em Candeias, também no Recôncavo  Baiano, foi descoberto o primeiro campo comercial de petróleo no Brasil

1953 Criação da empresa Petróleo Brasileiro S/A, a Petrobras ( Getúlio Vargas)
1968 começa a exploração em alto mar, (Plataforma Continental)

 AS USINAS HIDRELETRICAS

O Brasil, graças às características físicas do seu território, está entre os países de maior potencial técnico de aproveitamento hidrelétrico do mundo.

 A GERAÇÃO DE ENERGIA NO BRASIL
 O Brasil possui umas das matrizes energéticas mais limpas do mundo, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica ( Aneel),com 74% de sua energia gerada em usinas hidrelétricas.
HIDRELÉTRICAS E TERMELLÉTRICAS
  No Brasil, a maior parte da produção de energia elétrica é obtida mediante aproveitamento da força hidráulica. Essa fonte gera aproximadamente 80% da eletricidade total consumida no país. É abundante devido a densa rede hidrográfica brasileira, composta em boa parte por rios de planalto extensos e caudalosos.
No entanto ao longo de 2001, o Brasil enfrentou um importante racionamento de energia eletrica. Na origem desse problema, que foi precipitado pela redução no nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, encontra--se a falta de investiento em geração de  transmissão de energia, somada ao modo como foram estruturadas as normas que regulam o setor de energia após o processo de privatização da maior parte das empresas estatais do setor ( tarifas, investimentos, expansão da geração de redes) Ou, a principal razão da crise de energia em 2001 foi a incapacidade do estado brasileiro para realizar novos investimentos. Endividado, repassou para iniciativa privada a incubência de realizar novos investimentos no setor, mas tais investimentos não interressam aos compradores das grandes estatais.
em 2001, foi imposta aos consumidores de algumas regiões a redução de 20% do consumo de energia elétrica em residências, indústrias, lojas e outros estabelecimentos. Isso afetou negativamente o crescimento da economia brasileira. O episódio demonstrou a necessidade de investimentos em novas fontes de energia, exigiu mudanças de hábitos e levou os brasileiros a refletir sobre a importância da eletricidade e a melhor maneira de utilizá-la.
 O país tem buscado alternativas para que a crise não se repita. umas delas é a reconstrução de termelétricas, que já respondem por cerca de 10% de toda a energia elétrica produzida. Essa alternativa foi viabilizada recentimente com a construção de um gasoduto ligado as áreas produtoras de gás natural da Bolívia ao Centro Sul do Brasil. Outra solução  tem sido a compra de eletricidade produzida em países vizinhos, como Paraguai, a Venezuela e a Argentina.
Existem outras fontes de energia difundidas no país, como termonucleares, o álcool, o petróleo eo carvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário