Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Guerra do Vietnã





A GUERRA DO VIETNÃ
em 1954, a França foi expulsa da Indochina e uma Conferência de Paz realizada em Genebra proclamou a criação dos Estados independentes de laos, camboja, e do Vietnã. este último, permaneceu dividido em dois países, pelo paralelo 17 . O vietnã do Norte estava em poder dos comunistas, cujo objetivo era unificar o país. Os estados Unidos passaram a intervir no vietnã do Sul e promover ataques contra os comunistas. Mas o crescente apoio da guerrilha vietcong  aos comunistas, formada, principalmente, por campones, e a ineficácia do governo corrúpto do Vietnã do sul fizeram com que o Vietnã do Norte conquistasse vitórias sucessivas. Se as coisas continuassem daquele jeito por muito tempo, seria inevitável a derrota do Vietnã do Sul.
Para evitar que isso acontecesse, o presidente americano John Kennedy começou a mandar centenas de assessores militares e agentes secreto para auxiliar diretamente o governo sul-vietnamita. Iniciava, assim, a participação americana na Guerra do Vietnã.
Cinco anos depois, em 1965, os Estados Unidos já haviam enviado 184 mil soldados à guerra. em 1967, eles eram 485 mil. A fim de tentar quebrar a resist~encia dos vitnamitas, os estados Unidos promoveram na região um dos mais sangrentos massacres da hitória da humanidade. Seus poderos aviões bombardeavam até mesmo aldeias onde só havia velhos e crianças indefesos. Suas bombas químicas desmatavam as florestas, poluíam os rios e tornavam o solo impróprio para o plantio. Calcula-se que morreram na guerra pelomenos 2,5 milhões de vietnamitas, além de 50 mil americanos.


Um dos momentos mais dramáticos da guerra aconteceu em 30 de janeiro de 1968. naquele dia quando se comemorava o Tet, o ano novo vietnamita, os guerrilheiros vietcong e as tropas do Vietnã do Norte realizaram um ataque conjunto. a operação militar, atingiu até mesmo Saigon, a capital do Vietnã do Sul e causaou um profundo abalo psicológico  nos Estados Unidos. Mesmo as armas mais poderosas do mundo se mostravam impotentes diante da disposição de luta dos vietcongues e dos norte-vietnamitas.
Mas o maior obstáculo aos planos de Washington não foi oferecido pelos vietnamitas, e sim pela própria nação americana. os jovens, particularmente, não aceitavam a perspectiva de morrer num país longínquo, lutando numa batalha para qual não havia qualquer explicação convincente. contra a guerra realizaram inúmeras passeatas e movimentos de protesto, incluindo o festival de rock de Wood stok, em 1969. Os movimentos pacifistas se somaram à luta contra o racismo e contra os valores hipócritas de uma sociedade que já não oferecia perspectiva.  

Vietname do Norte
A República Democrática do vietname mais conhecida como Vietinam do Norte ou como Vietnã do Norte foi fundada por Hochi Minh em 1950 e imediatamente reconhecida pela China e URSS. Em 1954, depois da derrota na Batalha de Dien bien Phu, a França reconheceu formalmente este país na confer~encia de Genebra, ao memo tempo que o país era dividido em dois.

A capital desta República era Hanoi e tinha um governo comunista que pretendia reunificar o país.
Esse conflito armado durou de ( 1959- 1975), foi um conflito armado no sudeste asiático. e colocou em confronto, a República do Vietnã ( Vietnlã do sul) e a República Democrática do vietnã ( vietnã do Norte lderada por  Ho Chi MInh)
Em 1956 os estados Unidos enviaram Tropas para sustentar o Vietnã do Sul. que apesar do seu imenso poder militar e econômico, falharam em seus objetivos. O Vietnã do Norte também tinha como aliado a Frente Nacional para a Libertação do Vietnã ( FNL), o que não foi suficiente para defender-se do poder de guerrilha do Vitnã do Norte comandado pela experiência em guerrilha de Ho Chi Minh.
dois anos.
Em 1973 os Estados Unidos se retiraram e dois anos depois o vietnã foi reunificado sob o regime socialista, tornando-se oficialmente, em 1976 a República socialista do vietnã.


A INDOCHINA

Ocupada pela França no século XIX, os territórios do Vietnã, Laos, Camboja tornaram-se um protetorado mantido até a Segunda Guerra Mundial, quando os japoneses invadiram a península, isolando a administração francesa.
À semelhança de nações vizinhas, as forças revolucionárias nacionalístas da Indochina, no século XX, começaram a se organizar para expulsar os estrangeiros e assumir o controle político da região. Em 1927, fundou-se o Partido Nacionalista do Vietnã, que desejava a união com a China de Chiang Kai-Shek. Em 1930, Ho Chi Minh fundou o Partido Comunista, que reinvindicava a extinção do capitalismo. em 1941, os comunistas criaram o Vietminh ( Liga para a Independência do Vietnã), incentivando o movimento de resistência  antifrancês e antijaponês.
Valendo-se do vazio de poder, criado com a rendição japonesa, e antecipando-se às pretensões francesas de recolonização com os grupos nacionalistas, proclamaram em 2 de setembro de 1945 a República Democrática do Vietnã, estabelecendo a capital em Hanoi, na região norte do vietnã.
Todavia a França, não pretendendo abrir mão desses mercados, criou uma república satélite em Saigon. As forças oposicionistas, recusaram as pretençoes de recolonização e os franceses bombardearam o Norte , em novembro de 1946. Logo a seguir os vietnamitas iniciaram uma guerra de guerrilha conntra a França - a chamada guerra da Indochina ( 1946-19540).
Ocorrendo em plena época de Guerra Fria, o conflito se internacionalizou em 1950, quando o Viet-minh buscou o apoio da China maoísta e a França procurou o apoio dos Estados Unidos. Porém, as hábeis táticas desenvolvidas pelo general Giap no golfo de Tonquim, acabaram provocando a derrota dos exércitos franceses em Dien Bien Phu, em 1954, o que levou Paris a propor as negociações de paz.
Na Conferência de Genebra, realizada em 21 de julho de 1954, era reconhecida a inde^pendência do Laos, do Camboja e do vietnã, dividido temporiariamente pelo paralelo 17  linha fronteiriça desmilitarizada em duas regiões: ao norte, a República Democrática do Vietnã, pró soviético; ao sul, a República do vietnã, pró - ocidental. No prazo de dois anos previa-se a realização de eleiçoes populares que deveriam ratificar um desses governos e reunificar o país. A unificação, no entanto, deu-se apenas no fim dos anos 60, com o término da Guerra do vietnã.