O Chipre, que se situa a Sul da Turquia, a Oeste da Síria, a Este de Rodes e a Norte do Egipto, é a maior ilha do Mediterrâneo Oriental. Este país - de enorme riqueza cultural - foi, desde sempre, uma zona de passagem entre a Europa e a Ásia e na sua história persistem marcas de inúmeras civilizações, designadamente a Romana e a Bizantina. Segundo a mitologia, a deusa Afrodite (do amor e da beleza) terá nascido em Chipre. Carpas (a Norte) e Trogodos (Centro e Sudoeste) são as duas principais zonas montanhosas da Ilha, separadas pela planície de Mesoreia.
A atividade econômica reside sobretudo no turismo, na marinha mercante, na exportação de artesanato e, já em menor escala, na agricultura. As especialidades gastronómicas são muito interessantes.
Em 1974, a região Norte da Ilha foi ocupada pela Turquia, ficando a população separada pela designada "Linha Verde": de um lado a comunidade Cipriota Grega e do outro a Turca.
Chipre é uma república soberana independente, com um sistema de governo presidencialista, de acordo com a Constituição de 1960. O Presidente da República, eleito por sufrágio universal para mandatos de cinco anos, detém o poder executivo, exercido com um Conselho de Ministros por ele nomeado. Existem, na atualidade, onze Ministérios.
Os símbolos do Estado Cipriota são a Bandeira Nacional, o Escudo de Armas e o Hino Nacional. A Bandeira Nacional, que existe desde 1960 na sequência da independência do país, ocorrida a 1 de Outubro, tem um fundo branco sobre o qual assenta o mapa de Chipre a amarelo escuro e, por baixo deste, verdes ramos de oliveira. O Escudo de Armas tem representada uma pomba branca que transporta no bico um ramo de oliveira. O amarelo escuro também aqui presente representa a riqueza histórica, cultural e patrimonial de Chipre e, tal como na Bandeira, os símbolos (pomba e ramos de oliveira) fazem alusão clara ao conceito de paz. O Hino Nacional remonta a 1966 e a música provém do Hino Nacional Grego.
A Lei de Precedências do Protocolo de Estado Cipriota foi aprovada em 1996.
Chipre integra a União Europeia desde Maio de 2004 e ocupará a Presidência do Conselho da UE em 2012.