Páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2011

CHIPRE E MALTA

Antiga colônia britânica (1914-1960), Chipre situa-se apenas 75 quilômetros do litoral da Turquia. É a terceira maior ilha em área territorial do Mar Mediterrâneo, com 9.251 quilômetros quadrados ( a Sicília e a Sardênia são as maiores ) Localíza-se entre a Europa e o Oriente Médio e a África, e sua capital é Nicósia. em 1974, a invasão do exército turco gerou a divisão do território cipriota. em 1983 foi proclamada a República Turca de Chipre do Norte, detentora de 37% do território, mas, ainda nos dias atuais, ela não é reconhecida pela comunidade inter nacional. O interesse dos cipriotas em se integrar a União européia advém desse fato pois apesar de a reunificação do país não ter sido exigida pela comunidade européia para Chipre nela aderisse, espera-se com isso, uma solução política para esse impasse.

O Chipre, que se situa a Sul da Turquia, a Oeste da Síria, a Este de Rodes e a Norte do Egipto, é a maior ilha do Mediterrâneo Oriental. Este país - de enorme riqueza cultural - foi, desde sempre, uma zona de passagem entre a Europa e a Ásia e na sua história persistem marcas de inúmeras civilizações, designadamente a Romana e a Bizantina. Segundo a mitologia, a deusa Afrodite (do amor e da beleza) terá nascido em Chipre. Carpas (a Norte) e Trogodos (Centro e Sudoeste) são as duas principais zonas montanhosas da Ilha, separadas pela planície de Mesoreia.

A atividade econômica reside sobretudo no turismo, na marinha mercante, na exportação de artesanato e, já em menor escala, na agricultura. As especialidades gastronómicas são muito interessantes.

Em 1974, a região Norte da Ilha foi ocupada pela Turquia, ficando a população separada pela designada "Linha Verde": de um lado a comunidade Cipriota Grega e do outro a Turca.

Chipre é uma república soberana independente, com um sistema de governo presidencialista, de acordo com a Constituição de 1960. O Presidente da República, eleito por sufrágio universal para mandatos de cinco anos, detém o poder executivo, exercido com um Conselho de Ministros por ele nomeado. Existem, na atualidade, onze Ministérios.

Os símbolos do Estado Cipriota são a Bandeira Nacional, o Escudo de Armas e o Hino Nacional. A Bandeira Nacional, que existe desde 1960 na sequência da independência do país, ocorrida a 1 de Outubro, tem um fundo branco sobre o qual assenta o mapa de Chipre a amarelo escuro e, por baixo deste, verdes ramos de oliveira. O Escudo de Armas tem representada uma pomba branca que transporta no bico um ramo de oliveira. O amarelo escuro também aqui presente representa a riqueza histórica, cultural e patrimonial de Chipre e, tal como na Bandeira, os símbolos (pomba e ramos de oliveira) fazem alusão clara ao conceito de paz. O Hino Nacional remonta a 1966 e a música provém do Hino Nacional Grego.

A Lei de Precedências do Protocolo de Estado Cipriota foi aprovada em 1996.

Chipre integra a União Europeia desde Maio de 2004 e ocupará a Presidência do Conselho da UE em 2012.