Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

As Coréias do Norte e do Sul: Dois Paraleos com Ideologias Diferentes

Analisando a história desses países podemos conhecer e aprender um pouco mais sobre os dois lados: Um segue objetivos promissores com alianças importantes, enquando o outro ainda continua vivenciando as influências do passado e segundo um regime Pós-Guerra.     
Apesar de poucos conhecerem as diferenças entre as duas Coréias, as histórias desses países dividem as forças políticas e econômicas do mundo até hoje, o que nos propicia a avaliação acerca de referências mundiais que tiveram sua gênese nas divergências entre as duas partes da península coreana.
Os reflexos de uma luta que atravessou séculos foram dar na situação vivida pela Coréia do Norte, que é vista por muitos como um país artificial, devido às marcas deixadas pela Guerra Fria, na qual o país atuou sem razões claras e sem qualquer autonomia, além do fato de estar numa posição geoestratégico, fator que ainda interfere no equilíbrio entre os dois países.
A coréia do Sul é a décima economia mundial. No caso de uma unificação da península coreana, mesmo que a coréia do Norte seja um estado de economia primitiva, pesquisadores definem que, a longo prazo, um novo polo de afirmação econômica e tecnologica acabaria por nascer, podendo fazer frente de concorrência à economia nipônica. com esta proposta, uma Coréia unificada poderia não ser um adversário do Japão, mas não deixaria de ter suas propriedades e autonomia numa conjuntura em que até mesmo o papel dos Estados Unidos principal aliado do japão teria de ser redefinido, a começar pela presença militar na península da Coreana.

A GUERRA FRIA
No ano de 1945 aproximadamente no fim da Segunda Guerra Mundial, a Coréia viu-se livre da invasão japonesa, mas os seus libertadores, a União soviética, ao Norte, e os estados Unidos, ao Sul, embora aliados contra o Eixo Alemanha-Itália-Japão, eram rivais na influência que pretendiam exercer no mundo do pós-guerra. Além disso representavam sistemas econômicos e políticos antagônicos, ou seja, a vivência de uma polêmica entre o comunismo e o capitalismo.
Sendo assim, EUA e URSS dividiram a Coréia de acordo com seus propios interesses geopolíticos, sem prestar grande atenção aos anseios coreanos. Começava então a chamda Guerra Fria entre as duas nações que emergiaram da Segunda Guerra como grandes potências militares.
Até a década de 1990, quando ocorreu o colápso da URSS, os dois países ( e regimes) se enfretaram indiretamente em diversos locais do planeta, evitando em confronto direto.como as duas potências dispunham de grandes arsenais nucleares, uma guerra entre elas podia significar, sem dúvida nenhuma, o fim do mundo.