Páginas

sábado, 29 de maio de 2010

domingo, 23 de maio de 2010

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Globalização, e as desigualdades sociais

Globalização trouxe a desigualdade social através da má distribuição de renda, na qual a maior parte fica nas mãos de poucos e poucos ficam nas mãos de muitos. Um dos motivos para isso ocorrer, é devido a facilidade de entrada de produtos de outros países no mercado nacional, o que fragiliza os produtos nacionais, que não conseguem disputar de igual para igual com os preços alcançados pelos países desenvolvidos.
Os jovens principalmente na classe de baixa renda, estão vulneráveis, pois a exclusão social os torna cada vez mais supérfluos e incapazes de ter uma vida digna. Muitos deles crescem sem ter estrutura na família devido a uma série de fatores, como: a falta de um renda familiar digna de sustentar uma família, falta de uma educação adequada, um ambiente familiar com problemas,e porque não dizer de uma educação precária .

O desenvolvimento de um país está directamente relacionado com seu investimento em educação. nesse sentido, o Brasil está entre os países com maior número de analfabeto, além de contar com um grande com um grande número de crianças entre 7 a 14 anos fora da escola e sem probabilidades de que terão terão alguma escolaridade até a idade adulta.
A situação econômica interfere negativamente na escolaridade e na qualidade de ensino. Muitas crianças matriculadas na primeira série do ensino fundamental saem da escola antes do final do ano. Outras deixam a escola para trabalhar e ajudar na renda familiar.
A situação de um subdesenvolvimento não é estranha a nós, brasileiros. Mas sendo um país industrializado, o Brasil apresenta grandes diferenças regionais, desigualdades sociais., podemos encontrar  algumas características  das grandes desigualdades sociais:
* concentração e injusta distribuição de renda.
*Dependência financeira e tecnológica . Os mercados são dominados pelas empresas transnacionais e pelo capital especulativo estrangeiro,( capital especulativo movimenta-se com rapidez por vários mercados, a procura de maiores lucros, graças ao desenvolvimento de comunicação. Os principais atractivos que esse mercado que esses mercados podem oferecer são os juros altos e segurança)
* No processo de globalização, as empresas privadas brasileiras tem deixado de exercer um papel importante, por falta de competitividade,
*Em contra partida as transnacionais não tem colaborado no desenvolvimento do país. Pelo contrário, ao procurar os países periferico em virtude de baixos salários, essas empresas somente aprofundam as questões sociais ja existentes.
Os chamados países emergentes são muito procurados para esse tipo de aplicação, que na realidade traz pouco ou nenhum benefício para as economias nacionais: não gera produção nem emprego, apenas lucro fácil para quem aplica. como esse capital pode ser transferido de uma hora para outra, ao menor sinal de insegurança do mercado, ele é retirado por seus aplica doresdores, gerando graves crises nas economias.
Capital especulativo
quando diminui a "confiança", o capital especulativo realiza movimento conhecido como "fuga de qualidade" e vai buscar investimentos mais seguros, aplicações mais seguras.
dívida externa. Os pagamentos feitos a empresas de países desenvolvidos e ao FMI comprometem boa parte da renda, que poderia ser usada em benefícios da população local.

O BRASIL NO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
A partir de 1990, o governo brasileiro ampliou o mercado para o capital estrangeiro e para as transnacionais, aumentando as importações, tal medida só trouxe prejuízo para a indústria nacional A política econômica e até mesmo a política social têm sido realizada segundo as imposições dos países centrais.
Protecionismo continuam sendo aplicados pelos países ricos., protegem seus produtos  e o mercado interno, restringindo as importações por meio de tarifas ou de cotas alfandegarias.



segunda-feira, 17 de maio de 2010

Capítulo 5 Revolução Russa versus socialismo : Guerra Fria


Revolução russa (1917-1922)
Liderada pelos Bolcheviques, sob a liderança de Lênin
* 1918 Lênin retirou o país da Primeira Guerra Mundial e fundouo Partido Conmunista (PC)
1922 Fim da Revolução russa liderada por Lênin e a implantação do socialismo na Rúsia que passou a chamar-se de: União das Repúblicas Socialísta Soviética, formada pelos seguintes países. Ucrânia,Belarus, Azerbaijão, Armênia, e Geórgia ( os três últimos) são os chamdos países do Cúcaso.
Características do socialísmo : pesquisar
CAPITALISMO VERSUS SOCIALISMO: GUERRA FRIA
Mudanças políticas e econômicas durante e depois da Grande Guerra (1939-1945)
REORDENAÇÃO ECONÔMICA:
 A Conferência de Bretton Woods, realizada em junhode 194, o anfitrião ( os Estados Unidos), reunido com 44 países aliados, lançou um plano que visava garantir a construção e a estabilidade da economia mundial após o témino da guerra.
apesar da participação de vários países, inclusive da União soviética e do próprio brasil, quem "dava as cartas", quem definia as " regras do jogo" eram os Estados Unidos. Nessa reunião, foi definido um novo padrão  monetário, o padrão dólar-ouro, em substituição ao padrão ouro, vigente até então.
Nesa conferência, foram constituído organísmos muito atuante no cenário político, econômico e financeiro mundial: o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento ( BIRD), mais conhecido como Banco Mlundial, e o Fundo Monetário Internacional (FMI)
O (BIRD) caberia, inicialmente, o financiamento da reconstrução dos países devastados pela guerra e, posteriormente, o financiamento, a longo prazo, de projetos visando o desenvolvimento dos países membros. Já o FMI caberia zelar pela estabilidade financeira mundial, inclusive garantindo empréstimos, a curto prazo, a esses países, quando estivessem em dificuldades.
Assim, esses organísmos, claramente dominados pelos Estados Unidos, deveriam se encaregar de viabilizar a reconstrução dos blocos capitalista .
Em 1947, ano em se iniciou a Guerra Fria, quando os Estados Unidos lançaram as bases da Doutrina Truman e do Plano Marshall.
O pressuposto geopolítico fundamental da doutrina Truman era a contenção do socialismo, com o objetido de impedir a expansão do socialismo o seretário  de Estado Norte-americano George Marshall idealizou um plano de ajuda econômica para acelerar a recuperação dos países da Europa Ocidental, além de frear a influência comunista, ainda tinha como objetivo recuperar mercados para produtos e capitais norte-americanos.
Para completar as medidas econômicas idealizadas em Brtton Woods, foi constituída em 1947, na conferência Econômica de Havana, o Gatt ( Acordo Geral de Tarifa e comércio).Em 1995 passou a denominar-se (Organização Mundial do comércio) OMC.
A ONU foi criada com o objetivo  de preservar a paz e a segurança no mundo, além de promover a cooperação internacional para resolver problemas econômicos, sociais, culturais, e humanitários.
A ONU substituiu a Liga das Nações, criada após a Primeira Guerra Mundial,
Os norte-americanos constituíram blocos militares com o objetivo de impedir a expansão da zona de influência da União Soviética. a mais importante dessas organizações militares foi a Organização do Tratado do Atlâncico Norte (OTAN) criada em 1949 para defender a Europa Ocidental da ameaça soviética. sua sede fica em Bruxelas (Bélgica) Pesquisar seus países membros. sua criação na realidade foi a resposta norte-americana ao bloqueio a Belim , implementado po Stálin em Junho de 1948e maio de 1949.
Outra consequênciado importante do bloqueio de Berli foi a proclamação da República Federal da Alemanha  ( RFA) ou Alemanha Ocidental,  em 1949,( capitalista ). a resposta soviética viria em Outubro daquele mesmo ano,com a criação da República Democrática alemã ( RDA))
em 1955 foi criado a Pacto de Varsóvia Organização militar soviética
em 1961 construção do Muro de Berlim símbolo da Guerra Fria. divisão não só da Europa Ocidental capitalista da Europa Oriental ou leste europeu como também era chamado ( socialista)
O Muro de Berlim foi o símbolo .
em 1961 foi construido o Muro de Berlin, dividindo a EuropaEuropa Ocidental capitalista eEuropa Oriental socialista
19896 crise do socialismo Perestroika e glasnost
Glasnost
proposta: fim da burocracia política, combate a corrupção, início da democracia e a transparência política.
Perestróika reestruturação econômica
A glasnost resultou no fim do socialismo e a independência das 15 repúblicas soviéticas
A queda do Muro de Berlim, o colápso do Leste europeu , a reunificação da alemanha e o fim da Guerra Fria.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

BLOQUEIO DE BERLIM

BLOQUEIO DE BERLIM


Após a derrota alemã na Segunda guerra Mundial, os países vencedores lhe impuseram pesadas sanções. Dentre as quas a divisão em quatro áreas , cada uma administrada  por um vencedor: estados unidos, reino Unido, França e União Soviética e duas zonas de influência: Capitalista e socialista. Berlím a capital da alemanha tamb´em dividida  e fazendo parte doo território soviético. A comunicação entre o lado Ocidental da cidade fragmentada, e as outras zonas era feita por ponte aérea e por via terrestre.
Em 1948, numa tentativa de controlar a aflição ( fome e doenças) da Alemanha Ocidental, os Três países EUA, a França e o Reino Unido se organizaram e criaram uma ponte aérea entre suas zonas de influência, para fazer valer na Alemanha Ocidental o marco alemão já então criado na Alemanha. Ocidental. O líder soviético reprovou a idéia e,  como contra ataque ,procurou reunificar Berlim sob sua influência. Desse modo, em 23 de Junho de 1948, todas as rotas terrestres foram fechadas pelas tropas soviéticas, violando ( não respeitando ) acordos da Conferência de Yalta.
contra atacando a violação soviética  os três aliados França EUA e Reino Unido reuniram-se e criaram uma ponte aérea para abastecer Berlim Ocidental com alimentos, carvão para seus aquecedores domésticas e remédios para dois milhões de berlinenses. Stalin estava dispostos não ceder, mas terminou reconhecendo a derrota de seus planos em 12 de maio de 1949.Pouco depois  Berlim foi unificada, originando assim, a República Federativa Alemã ( Alemanha ocidental) com a sua capital Bonn. do lado soviético surgiu a República Democrática alemã ou Alemanha Oriental com capital Berlim.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

INÍCIO E FIM DA GUERRA FRIA

Países balcânicos ( esquerdo) e Muro de Berlím ( direita)


O REINO DA IUGOSLÁVIA (1918-1941)
Com a derrota dos três grandes impérios (austro-húngaro, o russo e o turco otomano),os Bálcãs finalmente livraram-se da tutela estrangeira.
A Iugoslávia passou a ser um Reino pelo tratado de Paris. Depois passou a Reino da Iugoslávia com a capital em Belgrado.
Em março de 1941, o príncipe regente da Iugoslávia, cedendo a pressão dos nazistas e dos fascistas italianos, foi constrangido a assinar o tratado com o eixo. foi o que bastou para que uma rebelião popoular .
antes do término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), desejando evitar a eclosão de conflitos nessa região e tendo por objetivo facilitar a projeção de suas respectivas influências e a garantia de seus interesses econômicos  e geopolíticos, o Reino Unido, a   França e a Alemanha exerceram grande pressões política s para a manutençaode suade sua unidade.
Os três grupos ( os chetniks, grupo pró- monarquistasapoioado pelos aliados, o grupo pró facista da Crooácia apoioado pelos alemães e os partisans, grupo comunista de resist~encia a guerra e liderado pelo marechal Tito.
em 1945 os partisans expulsaram as tropas alemãs e retirou a monarquia do poder e consequentemente fim do Reino da Iugoslávia .
Foi Implantado por Tito em 1963 a " República federal da Iugoslávia e a implantação do socialismo e não se alinhou com a União Soviética, poeque seus partisans não tiveram apoio   dos soviéticos e nem do Reino Unido e muito menos da França que preferiram dar seu apoio aos chetniks.
Com grande habilidade Tito conseguiu manter a unidade das seis Repúblicas Iuguslávas criadas no imediato segundo pós guerra ( Sérvia, eslovênia, Croácia, Montenegro, Bósnia-herzegovina e Macedônia). O mesmo ocorreu com relação às províncias de Kosovo e Voivodina, subordinadas à Sérvia.
Para diminuir an tensões separatistas, em 1970 o governo do marechal Tito deu alguma autonomia às repúblicas e criou o sistema de liderança coletiva. Assim, a Presidência do país passou a ser exercida com base na rotatividade entre as seis repúblicas.
Mesmo com essas iniciativas, os ressentimentos étnicos e os movimentos nacionalistas continuaram bastante vivos.
após 1970, apesar da dura repressão exercida pelo Estado Iogoslávo para contê-los, ocorreram sucessivos atentados terrorístas. diante da permanente ameaça de desintegração do país, o governo federal iugoslávo promoveu inúmeras prisões, julgamentos, e anistias envolvendo sérvios, bósnios, croátas e macedônios.
O quadro se agravou com a morte de Tito, em 1980. O falecimento do único líder político da antiga Iugoslávia que, apesar de todas as dificuldades, desfrutava do apoio popular de diversas etinias do país em função de ter expulsado as tropas alemãs, teve duas consequências principais:
Os movimentos separatistas se intensificaram. em 1981, por exemplo Kosovo, província autônoma da Sérvia, exigiu mais autonomia. Nas repúblicas da Eslovênia, Croácia e Bósnia-Herzegovina, os movimentos nacionalístas se reorganizaram e se ampliaram, reivindicando o direito de se constítuírem em Estados-nações independentes.
No plano político, a morte de Tito foi seguida pela formação de um conselho presidencial que reunia os representantes das seis repúblicas e das duas províncias Iugosláva. com exceção dos serviços de segurança e das forças armadas, esse arranjo político conduziu a uma transferência gradual do verdadeiro poder da capital federal Iugoslávia, Belgrado, para as repúblicas.
na conjuntura desses efeitos derivados da morte de Tito, em 1987 Slobodan Milosevic utilizou o sentimento nacionalista sérvio com relação a Kosovo para tomar o poder na Sérvia e, em seguida, aumentar o poder dessa república no restante da Iugoslávia.Milosevic privou de autonomia as províncias de Kosovo e Voivodina, e seus aliados políticos tomaram o controle da república de Montenegro.
A partir de 1989, no contexto da crise do mundo socialista e do enfraquecimento, da União Soviética, entrou em crise o sistema rotativo  para a presidência da Iugoslávia criado pelo marechal Tito e que visava manter a coexistência pacífica entre suas distintas etnias . Se, até então, entre seus representantes, havia funcionado a alternância de poder a cada dois anos para ocupar o cargo político mais importante e do país, esse sistema cedeu lugar à escalada das divergências entre diferentes lideranças políticas que aspiravam à plena autonomia no interior de seus espaços políticos nacionais.

A DESINTEGRAÇÃO DA IUGOSLÁVIA

ESTOPIM DO CONFLITO
em 1990 foi promulgada uma nova constituição, estabelecendo o pluripartidarismo, reforçando os poderes presidenciais e abolindo, ao mesmo tempo, direitos antes assegurado pela constituição de 1978.entre outras mudanças constitucionais, reduziu-se ainda mais a autonomia das duas províncias da Sérvia ( Kosovo e Voivodina )
Nesse contexto, embora Kosovo tenha chegado a proclamar-se independente em setembro de 1990, não pôde efetivar sua condição , devido a rápida intervenção das forças militares e policiais Iugoslavas ( sérvia). Nessa província, de população  predominantemente albanesa,ocorreram muitas prisões e processos criminais contra  os políticos desa origem.
Em 1991, é a vez da Eslovênia, e da Macedônia
Em 1991 a 1992 a Croácia estava em guerra para conquistar sua independência que só foi conquistada em 1992.
Em 1992 foi a vez da Bósnia-Herzegovina proclamar sua independência da Iugoslávia. essa iniciativa desencadeou uma intensa guerra civil entre a Bósnios ( de maioria muçulmana), croatas e sérvios, as principais etnias que habitam no país. Os bósnios e os muçulmanos reinvidicavam independência e a soberania da ex república Iugoslávia; a minoria sérvia se opunha e defendia a integração do território bósnio à Sérvia. buscando atingir esse objetivo e com ajuda do exército iugoslávo, manteve sob o seu poder cerca de 70% do território  Bósnio.
A guerra da Bósnia foi considerado o conflito armado mais violento desde a Segunda Guerra Mundial.
Em julho de 1992, 51 países decidiram formar uma força de paz para tentar apaziguar e resolver o problema da guerra civil na Bósnia. com o apoio da ONU, Otan e da UEO ( união da europa Ocidental), forças de paz desembarcaram na ex- Iugoslávia e navios de guerra bloquearam o Mar Adriático para aplicar o embargo comercial contra a Sérvia e Montenegro. nesse contexto, a ONU pediu a evacuação dos sérvios de Sarajevo.
em 1994, a Federação Rusa, tradicional aliada dos sérvios, interveio nas negociações. Obteve-se com isso, o recuo temporário das forças sérvia e, apesar de muitas dificuldades e resistência entre as partes envolvidas, no final de dezembro daquele ano a Guerra da Bósnia foi interrompida por um trégua que contou com a participação ativa do ex presidente norte-americano Jmmy Cárter.
durante a curta duração desse cessar fogo, as forças regulares croatas e outras formadas por milícias muçulmano-croata foram abastecidas com armamentos  e receberam treinamento militar promovido pelos Estados Unidos. Em seguida, em 1995, com o fim da trégua de inverno, os sérvios retomaram o avança de suas tropas nas direções sul e leste da Bósnia. em contra partida, em pouco tempo as forças croatas começaram incursões em larga escala na  Krajina ( região dominada pelos sérvios na Croácia) e as forças muçulmano-croatas, por sua vez, avançaram no rumo noroeste da Bósnia.


A terceira Fase: 1956 a 1990, o Desenvolvimento Acelerado

A morte de Vargas, em 1954, foi a segunda de uma nova etapa da chamada Revolução Industrial brasileira. Na verdade, esta fase foi inaugurada pelo governo de Juscelino Kubitschek ( 1956-1961).
A característica principal desse governo foi a adoção de uma política de abertura das fronteiras do país ao ingresso de capitais estrangeiros. Nesse período, o governo federal Pôs em prática uma política de incentivos fiscais, tarifários e de créditos abundantes.
Houve um impressionante crescimento industrial, tanto no setor de bens de consumo (63%) como no setor de base (370%), em grande parte decorrente do maciço ingresso de investimentos estrangeiros. contando com tecnologia mais sofisticada que a das empresas brasileiras, gigantescas corporações formadas por capitais estrangeiros entram no país e implantaram setores até então inexistentes no parque industrial brasileiro.
O ingresso dessas empresas transnacionais ou multinacionais foi especialmente importante no setor automobilístico, tendo determinado a priorização do sistema de transporte rodoviário. além de agravar a nossa dependência em relação ao petróleo, essa escolha contribuiu para impor à sociedade brasileira padrões de consumo e comportamento norte-americanos.
Respaldado pelas classes dominantes nacionais, a partir dessa abertura econômica foi desencadeado um processo de crescente internacionalização não só do parque industrial, mas de toda economia brasileira. Esse processo ainda está em curso. Mediante associação com os capitais internacionais, capitais nacionais instituíram o modelo de desenvolvimento dependente do capitalismo internacional e beneficiado pelo suporte oferecido pelas indústrias de base estatais.
formou-se assim a tríplice aliança sobre a qual se estrutura o parque industrial brasileiro:
* indústrias de base, criadas essencialmente com capitais estatais. Destacam-se entre estas a Petrobras ( setor petroquímico, ainda estatal), a cosipa, a Usiminas, a CSN ( setor de siderúrgico, privatizadas durante a década de 1990) e outras de menor porte;
* indústria de bens de consumo não- duráveis, em que prevaleceram capitais privados nacionais. são exemplos desse caso as indústrias alimentícias, de bebidas, de beneficiamento de produtos agrícolas, como arroz e algodão, têxteis, de torrefação de café etc;
* indústrias de bens de consumo duráveis, cujo controle está, em grande parte, nas mãos dos capitais privados internacionais. É o caso das indústrias automobilísticas, de eletrodomésticos, de equipamentos eletrônicos etc.
 cumpre lembrar que os governos militares ( 1964-1984) não só deram continuidade a esse modelo de desenvolvimento dependente como também o aprofundaram.
Aproveitando grande oferta de crédito externo fácil e de baixos preços do petróleo, esses governos impulsionaram a produção industrial, ao mesmo tempo que expandiam a infraestrutura necessária para dar suporte a esse novo surto industrial. consequentemente, houve maior oferta de empregos e expansão do mercado interno. Conhecido como" milagre brasileiro", o período de 1968- 1973.
Em 1979, porém os Estados Unidos forçaram uma brusca eleveção das taxas de juros praticadas pelo mercado financeiro internacional. Esse fato lançou os países endividados, como o Brasil, numa profunda crise, já que a dívida passou a crescer em rítmo superior ao de sua economia. De 20 bilhões de dólares em 1975, a dívida externa  brasileira passou a 129 bilhões em 1995 e 240 bilhões em 2001.
Os anos de 1980 ficaram conhecidos como ' década perdida", em função do agravamento da situação econômica do país. em decorrência dessa crise, diminuiu o ritmo do crescimento do PIB, e esse fato afastou milhões de brasileiros deo mercado de trabalho.: foi o início de uma catrastrófica crise de emprego que já dura mais de um quarto de século. Ou seja, o modelo de desenvolvimento econômico dependente adotado pelo Brasil atingiu o ponto de esgotamento.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ex iugoslávia




O mapa acima se refere à região dos Balcãs, onde está localizado a Ex-Iugoslávia, e Kosovo, Independente a um tempo atrás.

RESUMO DA FRAGMENTAÇÃO DA IUGOSLÁVIA

IUGOSLÁVIA: FORMAÇÃO E CRISE
A região da ex- Iugoslávia é habitada por vários povos. Os sérvios formam o grupo mais numeroso, seguidos pelos croatas, eslovenos, macesônios, albaneses e bósnios mulçumanos, allém de dezessete minorias étnicas, sendo a mais numerosa a montenegrina. ao longo dos séculos, a região foi marcada por rivalidades étnica, culturais, religiosas, políticas e territoriais.
Os turcos invadiram essa região em 1939, ocupando principalmente os territórios que hoje correspondem à Sérvia-Montenegro e à Bósnia-Herzegovina. essa ocupação provocou a islamização, principalmente da Bósnia, que professa predominantemente a religião muçulmana.Já os territórios que atualmente correspondem à Eslovênia e à Croácia estiveram durante tempos sob a dominação da República de Veneza e dela receberam a religião católica. Os sérvios, em sua maioria, são cristãos ortodoxos
Historicamente, vários aspectos dificultaram a convivência pacífica  entre esses povos: a diversidades de religiões , os ressentimentos passados derivados de disputas territoriais.
No final da Primeira Guerra Mundial ( 1914-1918), na região da antiga Iugoslavia foi criado o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos.
Em 1929, envolto numa violenta crise parlamentar derivada de desarcordos políticos entre sérvios, croatas e montenegrinos, esse Reino passou a se chamar Reino da Iugoslávia.
Em 1941 o Reino da Iugoslávia mergulhou em uma violenta guerra civil. Três forças digladiavam: os chetniks, grupo pro-  monarquia ( apoiado pelos aliados); os ustasi, grupo pró-facista da Croácia que com o apoio da Alemanha, proclamou o estado independente da Croáciaque promoveu uma política violentade massacre contra os sérvil; e os partisans, grupo comunista e de resistência durante a guerra, liderado po Josip Broz Tito.
As tropas lideradas por Tito minaram as forças de ocupação alemã e, em 1944, os partisans praticamente já tinham assegurado a vitória, sem ajuda dos soviéticos. No início de 1945, depois da expulsão das forças alemãse do fim da monarquia do poder, o Reino da Iugosláviafoi por ele oficialmente recomposto e, no final desse ano as novas autoridade comunistas proclamaram o retorno à sua unidade política e territorial sob a denominação de Iugoslávia Democrática Federal. No ano seguinte, esta foi renomeada como República Popoular socialista Federal da Iugoslávia.
Tito implantou o socialismo na Iugoslávia e, não se alinhou à União Soviética, pois seus partisan não contaram com ajuda soviética para vencer os alemães.
Tito governou com mão de ferro. em 1980 ele morre, com seu falecimento, trouxe graves consequências
os movimentos separatistas se intenficaram. Em 1981, poe exemplo, Kosovo, província autônoma da Sérvia, exigiu mais autonomia. Nas repúblicas da Eslovênia, Croácia e Bósnia-herzegovina os movimentos nacionalístas se reorganizaram e se ampliaram.
 Na década de 80, um fato novo passou a exercer influência no caldeirão dos movimentos nacionalistas da Iugoslávia: a abertura política da Glasnost e a perestróika. O afrouxamento do controle do Estado soviético sobre as repúblicas, seguido das discussões e movimentos por maior autonomia, deu força aos movimentos  reivindicatórios iugoslávios. O questionamento do "socialismo real" na União Soviética e nos países do Leste europeu e a rejeição à estruturação política dominada pelo partido único estimularam ainda mais os ideais separatistas nas repúblicas Iugoslavia.
Em 1990 foi promulgada uma nova Constituição, que estabeleceu o pluripartidarismo atingindo profundamente as duas províncias autônomas ( Voivodina e Kossovo), pois aboliu direitos que a Constituição de 1978 lhes assegurava. A mudança constitucional serviu para o poder central ( exercido por sérvios) impedir os desejos de independência dessas duas províncias. Em 1990 também ocorreu eleições.
Kossovo chegou a proclamar-se independente em setembro de 1990, mas não pôde efetivá-la devido à rápida intervenção das forças militares e políticas iugoslavas ( sérvias). Houve prisões, processos criminais contra político de origem albanesa ( Kossovo possuia uma popoulação predominantemente albanes).
quando a Eslovênia e a Croácia, em 1990, ensaiaram sua independência, as forças federais, juntamente com parte da população Sérvia que habita essas ex repúblicas, ofereceram uma brutal resistência, levando o país a um sangrenta guerra civil que atingiu seu apogeu em 1991.
A guerra civil na Eslovênia não atingiu as proporções da Croácia. apesar das tentativas do exército federal de impedir a independência eslovena, o objetivo maior era impedir a independência da Croácia. isso se explica pelas rivalidades nacionalistas, pelos ressentimentos e ódios do passado, como, por exemplo, o massacre de sérvios e judeus quando, na Segunda Guerra Mundial, foi intalado na Croácia um governo facista, fantoche da alemanha.
A independência da Eslovênia e da Croácia foi oficializada em 25 de setembro de 1991. Mas nem tudo foi resolvido. A população sérvia que habita na croácia ~( cerca de 12% da popoulação total) não aceita plenamente a independência. Cerca de 25% do território croata ainda é controlado por sérvios,com apoio do Exército iugoslávo. estabeleceram-se aí duas regiões autônomas, que se encontram sob a proteção das forças armadas da ONU para evitar que conflitos armados continuem fazendo vítimas.
 Em fevereiro de 1992, a Bósnia realizou um plebiscito sobre a independência. Os muçulmanos bósnios ( tabém eslavos, como sérvios e croatas, não havendo, então, nesse caso questão étnica em jogo e sim problemas religiosos e históricos) e os croatas que aí vivem voltaram a favor, enquanto os sérvios que habitam na Bósnia boicotaram o plebiscito

"A GUERRA DA BARRÁRIE" : bósnia- herzegovina ( 1992-1995)
 em 1992 foi a vez da Bósnia-Herzegovina proclamar sua independência da Iugoslávia. Essa iniciativa desencadeou uma intensa guerra civil entre Bósnios ( de maioria muçulmana), croatas e sérvios, as principais etnias que habitam no país. Os bósnios e os muçulmanos reivindicavam a independência e a soberania da ex- república iuguslava; a minoria sérvia se opunham e defendia a integração do território bósnio à Sérvia. buscando atingir esse objetivo, e com ajuda do exército iugoslavo, manteve sob seu poder de 70% do território da Bósnia.

Nessa disputa imúmeras atrocidades foram  cometidas pelas partes envolvidas no conflito. Da parte das forças sérvias, além de promoverem a destruição de edifícios e das infraestruturas ( estradas, redes de comunicação, hospitais, escolas, reservatórios de água etc.) da Bósnia- Herzegovina, contaram com atividades intensas de seus franco-atiradores que, principalmente na capital de Sarajevo, não pouparam as vidas nem mesmo de crianças e idosos. Os sérvios ergueram vários campos de prisioneiros na Bósnia- herzegovina, lembrando ao mundo os campos de concentração nazistas da Segunda Guerra Mundial.

em junho de 1992, 51 países decidiram formar uma força de paz para tentar apaziguar e resolver o problema da guerra civil na Bósnia. com o apoio da ONU, Otan e da UEO ( União da Europa Ocidental), forças de paz desembarcaram na Iugoslávia e navios de guerra bloquearam o Mar Adriático para aplicar o embargo comercial contra a Sérvia e Montenegro. Nese contexto, a ONU pediu a evacuação dos sérvios, interveio nas negociações. Obteve-se, com isso, o recuo temporário das forças sérvias e, apesar de muitas dificuldades e resistência entre partes envolvidas, no final de dezembro daquele ano a Guerra da Bósnia foi interrompida por uma trégua que contou com a participação ativa do ex--presidente americano Jimmoy Carter.
durante a curta duração desse cessar fogo, as forças regulares croatas e outras formadas por milicias muçulmana-croatas foram abastecidas com armamentos e receberam treinamentos militar promovido pelos Estados Unidos. Em seguida, em 1995, com o fim da trégua de inverno, os sérvios retomaram o avanço de suas tropas.
Nesse contexto, no final de agosto e durante a primeira semana de dezembro de 1995 Sarajevo foi duramente bombardeada e, em outubro de 1995, foram iniciadas para se obter um acordo que permitisse uma interrupção das hostilidades e o cessar-fogo.
finalmente, em novembro de 1995, sob forte pressão dos Estados Unidos, os lados combatentes negociaram acordos de paz  que se chamou acordo de Dayton, ( na forçae aérea norte-americana, em Dayton, no Estado de Ohio. No m~es seguinte, foi assinado em Paris o Tratado de Paz que ficou conhecido como Tratado de Dayton.

Segunda revolução Industrial no Brasil


Segunda fase 1914 a1955, a fase nacionalista
A crise econômica mundial de 1929, precipitou o fim do ciclo do café. por outro lado, acelerou ainda mais o rítmo da industrialização brasileira, sobretudo a partir de 1930, quando Getúlio Vargas assumiu pela primeira
vez a presidência da República..
A crise do capitalismo mundial, iniciada em 1929, estendeu-se por alguns anos da década seguinte e provocou falência em muitos países fornecedores de manufaturados no Brasil. O fim da concorência estrangeira criou condições para aimplantação e desenvolvimento de indústrias nacionais em muitos setores novos.
A crise de 1929 desencadeou um forte êxodo rural.  Sem ocupação nas fazendas de café, multidões de trabalhadores rurais procuraram as cidades, aumentando o mercado consumidor e a oferta de mão de obra operária.
A política nacionalista dos governos de Getúlio Vargas (1930 a1945 ) e (1951 a 1954), caracterizada pela  decisiva intervação do estado na economia. Transformado em agente fomentador da industrialização, o estado brasileiro realizou pesados investimentos, graças aos quais foram implantadas uma moderna infraestrutura e inúmeras indústrias de base. Foram construídos muitos portos, além de sistemas de transportes terrestres e de geração de energia. foram fundadas grandes companhias de capital estatal, destacando-se a Companhia Vale do Rio Doce ( CVRD), em 1947, a companhia hidrlétrica de São Francisco ( Chesf), em 1951, a Petrobras, em 1953, e outras. A disponibilidade das matérias-primas produzidas por essas indústrias de base estatais estimulou a criação de diversas indústrias privadas de capital nacional. Equipadas com uma tecnologia menos sofisticada que das indústrias de bens de consumo não duráveis necessita de menos investimentos. Por isso, fpo regostrado um aumento maior do número de indústrias privadas de bens de consumo não duráveis, com tecelagem, fábricas de produtos alimentícios e de bebidas, fábricas de calçados, estabelecimento de torrefação de café etc.
O atrativo representado pelo complexo cafeeiro em São Paulo, ja referido: a mão-de-obra abundante e relativamente qualificada dos imigrantes e seus descendentes, o grande mercado consumidor, a infraestrutura disponível, os capitais acumilados etc.
O desencdeamento da Segunda Guerra Mundial, porém, foi uma barreira à importação de máquinas industriais, pois muitao países fornecedores envolveram-se no conflito. Em consequência, houve uma imediata, embora momentânea, redução do rítimo de industrialização do Brasil
 Por outro lado, a guerra acarretou um leve afrouxamento dos laços de dominação econômica da Inglaterra e dos Estados Unidos. Ocorre que, ao dificultar a importação de manufaturados desses países, a guerra estimulou a "substituição de importação ", que os estudiosos consideram o típico processo industrial brasileiro. Ou seja, a industrialização brasileira desenvolveu-se naquele momento histórico porque era preciso substituir as importaçõs de manufaturados da Inglaterra, dos Estados Unidos, da Alemanha e de outros países desenvolvidos por similares produzidos pela indústria nacional
Daí o crecimento da população industrial nos anos imediatamente  posteriores à guerra: de 6.2% durante a guerra 8,9% entre 1946 a 1950. a inauguração da CSN, em volta Redonda, em 1947 ( sua construção foi iniciada em 1941), foi fundamental para essa expansão.